sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Porque mentimos?





        Vamos responder mais uma dúvida? A Leitora Vanessa fez a seguinte pergunta, um pouco complexa por sinal “Porque as pessoas são tão dissimuladas, que perdem tempo e suas vidas, prejudicando também a dos outros demonstrando algo que não sentem?”. Em resumo, para podermos responder essa questão é necessário entender primeiro o que é Mentir, e porque fazemos isso, pois quando uma pessoa demonstra um sentimento que ela não tem, ela está mentindo concorda?

        Mentira é tudo aquilo que se diz sabendo que a informação é falsa!
      
 Levando em consideração esta informação acima, devemos concluir que quem passa uma informação que não é verdadeira tem a intenção de enganar, prejudicar, ou levar vantagem sobre alguém ou determinada situação. Devido algumas pesquisas é possível afirmar que todos mentem! A mentira muitas das vezes é utilizada como meio de sucesso em suas tarefas, fazendo com que pessoas acreditem que você seja um tipo de pessoa que muitas das vezes não é, que fez milhões de coisas que não fez e assim por diante, levantando seu ego e conquistando públicos. Mentir para obter sucesso é muito utilizado em entrevistas de trabalho, na intensão de passar uma primeira impressão para o entrevistador de que você tem perfil para aquela empresa e que realmente deve ser contratado, acredito que na maioria dos casos as pessoas são contratadas muito mais através de mentiras do que de conhecimento, a parte ruim é que só é descoberto depois de certo tempo de empresa, quando ela se sente e estável e que já pode ser como realmente é.
   
 Analisando por um lado mais selvagem do ser humano, a Mentira pode ser considerada como um método de defesa. Geralmente isso começa desde criança com a intensão de evitar castigos dos pais, quase sempre seus pais descobrem e você apanha do mesmo jeito, mas sempre existem aqueles “crimes perfeitos”.
   
 Em alguns casos mais psiquiátricos o ato de mentir, fantasticamente e compulsivamente pode ser sintomas de um tipo de patologia, sendo esta a Síndrome de Münchhausen conhecido também como  “pseudologia fantástica”  encontrada em alguns autores de livros e criadores de personagens e mudanças de personalidades, tais como Fernando Pessoa, Chico Xavier entre outros.
   
Agora que já sabemos o que é Mentira e o porquê mentimos, é fácil de responder a questão postada pela leitora Vanessa, as pessoas machucam as outras através de mentiras, para conquistar outras pessoas, evitar perder a pessoa querida, ou ficar por cima diante alguma situação, ou simplesmente por ver outra pessoa mal, algumas pessoas têm prazer com isso.